22 de outubro de 2013, 20:33 - Por Clidenor Neto

Alunas do UNIEURO são finalistas do Concurso ABD para Design de Interiores

abdUma confirmação de que o conhecimento e o treinamento adquirido pode prover com excelência uma carreira promissora. Alunas do Curso de Design de Interiores do Centro Universitário Unieuro estão classificadas para a fase final do Concurso da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). As estudantes, Márcia Marcovicz e Valéria Dutervil se destacaram na17ª edição do Prêmio ABD Novos Talentos, que este ano voltou a abordar a importância dos projetos comerciais. O coquetel de encerramento com as apresentações de defesa dos cinco finalistas será no dia 13/11/2013, juntamente com o resultado final na sede ABD em São Paulo.

Os estudos, exercícios e orientação eficiente por parte da professora Milena Canabrava de Lannoy e os demais professores, unidos à força de vontade e o foco das duas alunas e seus companheiros de sala, resultaram em um preparo extraordinário para a missão de se destacar entre quinhentos participantes. Com o Projeto Emporium Santa Cesta, Márcia Marcovicz, quer oferecer ao público “algo a mais”, trazendo clientela assídua e lucros garantidos ao proprietário. Já a finalista Valéria Dutervil, quer fazer do seu Projeto Meca Emporium, a ambientação para um shopping da capital paulista, que pretende ser um endereço gourmet com ambiente sofisticado para atender um exigente público.

Segundo a aluna Márcia Marcovicz, o principal diferencial do Projeto Santa Cesta se deu pelas escolhas, todas realizadas buscando um novo estilo, e sua marca com Designer. “Os materiais e as formas foram escolhidos buscando beleza e novidade unidas à  funcionalidade. A importância dada ao mote comercial, “atrair clientes”, foi altamente considerada em todas as fases do projeto. Para que servirá um belo projeto se não trouxer as pessoas que passam  para dentro da loja?” indaga Márcia, ao justificar sua criatividade.

Para Valéria Dutervil, o Projeto Meca Emporium chamou atenção tanto pelo conceito, que teve como inspiração alguns elementos utilizados pelo arquiteto Jean Nouvel, como na concepção. “Buscou-se a otimização do espaço, que é bem resolvido no projeto, contando com diferentes ambientes para atender as funções de exposição dos produtos, adega, espaço para degustação, setor de frios e aperitivos, vitrines, escritório e serviços gerais”, descreve Valéria, que após ser classificada se sente reconhecida, por todo o trabalho realizado pelo grupo.

As projetistas esperam que após a grande final, venham a ser representantes de Brasília, que pela sua Arquitetura pode ser considerada o “berço do design brasileiro”. Uma classificação, que Márcia Marcovicz diz ser o resultado de um grande trabalho de equipe realizado por alunos, professores e toda a turma. “Durante o processo todos se ajudaram mutuamente, trazendo pesquisas, complementando talentos, trocando informações, suprindo carências, enfim, dando todo apoio para uma equipe vencedora, independente de quem pudesse levar o  prêmio. O maior prêmio que recebemos foi a convivência durante todo esse processo. Novos Talentos somos todos nós!”, finaliza Márcia.