Tradição, cultura e fé reunidos em um só lugar
Coordenação de Diversidade Étnica realiza Primeira Mostra de Diversidade Religiosa
A Primeira Mostra de Diversidade Religiosa realizada no Unieuro, trouxe história, tradição e a cultura de mais de 20 diferentes credos de fé. O evento foi promovido em parceria com o a OAB-DF e a Câmara Legislativa do DF- CLDF- nos dias 24 e 25 da unidade Asa Sul. Palestras, mesas redondas e exposição fizeram parte da programação.
Representantes do cristianismo, espiritismo, budismo, judaísmo, islamismo, matrizes africanas e da união do vegetal também marcaram presença, assim como os mórmons, candomblé, wicca e Jurema Sagrada.
Nas palestras, representantes de várias religiões falaram sobretudo de respeito, liberdade de manifestação das crenças e garantia de direitos dos povos. O professor doutor Nidi Bueno, a frente da organização do evento, reforçou a ideia de que “a abertura de espaços para os líderes religiosos é relevante para o conhecimento da sociedade, pois a partir do conhecimento, o preconceito deixa de existir”.
A representante da Wicca, também conhecida como Bruxaria Moderna, é identificada como pagã, politeísta, sacerdotal e iniciática, seu culto, segundo as explicações da representante Márcia Bianchi ( nome civil), que também se apresenta como Mavesper Ceridwen (nome sacerdotal), os seus praticantes se apresentam como sacerdotes e sacerdotisas. “ Cremos que tudo o que existe é interligado e tudo que fazemos influencia o Todo”. Chamamos de GRANDE Teia e temos isso como nosso Norte moral”.
Juízes federais, do TJDF, procuradores regionais da república, professores da UNB, presidentes de comissões de liberdades religiosas, representantes de conselhos religiosos, e a comunidade acadêmica também estiveram presentes.
Por Janara Rodrigues