21 de outubro de 2013, 17:03 - Por Clidenor Neto

Professor do UNIEURO apresenta artigo em Congresso Brasiliense de Direito Constitucional

prof joão

Professor Italiano, Luigi Ferrajoli (Esq.), grande penalista internacional, ao lado do professor do UNIEURO, João Francisco (Dir.)

O professor João Francisco, do Curso de Direito do Centro Universitário Unieuro participou do XVI Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, especialmente do GT “25 anos da Constituição: influências jurídicas, atores políticos e contexto sociológico. Ele apresentou o artigo, ”A Constituição Cidadã e Direito: Sob a perspectiva social e a esfera pública habermasiana”. O trabalho foi selecionado juntamente com os de outros representantes de relevantes escolas acadêmicas, como, UFMG, USP e PUC/SP. O artigo será lançado em E-book com outros selecionados, podendo ser adquirido com fácil acessibilidade.

Para o professor, falar no mundo alemão Jürgen Habermas é tão desafiador quanto entender a complexa sociedade brasileira pós-Constituição de 1988. Ao procurar entender a participação social sob a perspectiva habermasiana nesses 25 anos da Constituição Cidadã, busca-se compreender uma esfera pública moderna e participativa, com base no diálogo, discurso e consenso na construção de uma democracia deliberativa. A apresentação deste artigo, no  XVI Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, especialmente do GT “25 anos da Constituição: influências jurídicas, atores políticos e contexto sociológico, coordenado pela Profa Dra. Julia Maurmann Ximenes, foi um outro desafio enfrentado, sobretudo quando se tratava de um seleto e exigente público presente. “Além da honra e ter representado O Centro Universitário Unieuro, espero que as discussões realizadas no grupo possam favorecer e fomentar outras discussões em torno do tema e instigar todos os atores e sujeitos constitucionais, inclusive nosso corpo discente”, afirmou.

Considerando que a nossa Constituição Cidadã tem base na democracia participativa, o tema abordado é profundamente relevante para nossa sociedade. A participação de todos é crucial para a afirmação de nosso papel como atores e sujeitos constitucionais na formulação, conquista e efetivação de direitos. Neste particular, os diversos canais de direitos de participação como os conselhos, as conferências, as audiências públicas, dentre outros, representam espaços públicos “habermasianos” por uma democracia procedimental e dialógica. “Quero incentivar nossos alunos não apenas em participar nas mais diversas formas da esfera pública, existentes, como também, a desenvolver a pesquisa científica. Tenho a certeza de que os professores estão à disposição para auxiliá-los, bem como o apoio irrestrito do UNIEURO”, conclui o professor João Francisco.