25 de abril de 2018, 14:03 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

25 de abril – Dia do Profissional de Contabilidade

Hoje comemoramos 92 anos do Dia do Contabilista! A data foi instituída em 1926 pelo Senador João Lyra Tavares, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem recebida dos profissionais contábeis. “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro”, disse Tavares.
O termo Contabilista era usado para designar tanto o profissional bacharelado em Ciências Contábeis, quanto o técnico em Contabilidade. Entretanto, a partir de abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o Sistema CFC/CRCs substituísse o termo Contabilista por Profissional da Contabilidade.
A Contabilidade vem posicionando no mercado uma profissão sólida, com crescentes registros de profissionais nos CRCs. Um mercado de trabalho cada vez mais promissor, podemos destacar as áreas de Consultorias Contábeis/Fiscais, Auditoria, Perícia e Docência. Para quem pretende ingressar na carreira contábil, vale o alerta: a profissão exige dedicação, com estudos aprofundados e constantes atualizações, tanto nas normas contábeis como fiscais. Além disso, o profissional precisa ter algumas habilidades como boa comunicação, liderança, eficiência e constante trabalho em equipe, que necessariamente são pré-requisitos para uma conquista de destaque neste mercado cada vez mais exigente. Vale lembrar que o Profissional da Contabilidade é essencial e indispensável dentro de uma organização.
Atualmente as mudanças dos conhecimentos e informações têm acontecido numa velocidade muito rápida, diariamente são editados Leis, Decretos, Resoluções, Instruções Normativas, entre outras legislações que faz parte da rotina diária do trabalho deste profissional.
Finalmente, a Coordenação de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIEURO acredita no potencial e no dinamismo dos profissionais contábeis, particularmente daqueles que fazem parte do nosso corpo docente que, com muito cuidado e zelo, contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento e crescimento da nossa sociedade e do Brasil.