Curso de Letras apresenta Oficina de Mapas Conceituais
O Grupo de Pesquisa em Linguagem, Arte e Cultura (GPLAC) do Curso de Letras apresentou, na quinta, 4 de maio, na Unidade Asa Norte, a primeira oficina de criação e uso de mapas conceituais como estratégia de compreensão leitora. Essa etapa integra a pesquisa de campo feita pelo GPLAC em uma escola público do DF, no início do ano. De acordo com a Professora Barbara Bomfim, quando o aprendiz elabora um mapa conceitual, ele coloca em prática uma leitura analítica. ” Isto é, lê analisando, decompondo o texto em suas partes conceituais e hierárquicas para facilitar a compreensão das intenções do autor”. explicou ela. Para a Coordenadora, essa estratégia de leitura facilita a recordação e a assimilação das ideias essenciais do texto. “Utilizada, com frequência, como estratégia de compreensão leitora, a criação de mapas conceituais desenvolve no leitor uma prática de leitura mais rápida e eficiente”, destaca.Nos dias 5 e 6 de junho será realizada a segunda parte da Oficina, na qual os alunos vão desenvolver mapas conceituais e mapas mentais de textos científicos e literários.