Veja o que fazer para ser Monitor
Se você tem interesse em participar da Monitoria, confira as informações da Professora Dra Ana Polonia.-
- Como funciona a Monitoria no Unieuro?
Funciona de acordo com as demandas dos alunos para os Coordenadores de cursos. Os estudantes solicitam disciplinas que acreditam poder ajudá-los a superar suas dificuldades. E os Coordenadores avaliam em função dos interesses e dos fluxos de alunos. Vale ressaltar que há dois tipos de monitoria – a remunerada e a voluntária e nas duas computam-se horas complementares, sendo que a diferença é que na remunerada há uma bolsa (em dinheiro) pelo período de atividade.
- A partir de qual semestre os estudantes podem participar?
A Monitoria é sempre ofertada a partir do segundo semestre do curso, já que um dos requisitos básicos e ter cursado a disciplina e ter obtido média mínima de 8,0.
- E como participar ?
Há vários passos para se inscrever no Programa de Monitoria. As condições iniciais envolvem a demanda dos alunos pela disciplina da monitoria e a oferta da Monitoria pelo professor responsável. E para ser Monitor,os requisitos são: ter cursado a disciplina para a qual se candidata; ter resultado mínimo de 8,0, na disciplina, quando da sua realização pelo aluno; procurar o professor da disciplina ofertada para a Monitoria; fazer a inscrição; realizar a prova de seleção para Monitor; ser aprovado e classificado por nota, segundo as vagas oferecidas, isso para o Monitor remunerado ou voluntário.
- Quais os cursos que oferecem essa oportunidade?
Todos os cursos nas três unidades.
- Quantos Monitores temos nas três unidades?
Até o último semestre de 2016, eram 60 Monitores em atividade.
- Vale como atividade complementar ou funciona como estágio?
A Monitoria não funciona como um estágio. Na verdade, essa experiência é diferenciada e, há muitos ganhos, além das horas de atividade complementar. A ampliação do conhecimento na disciplina, a proximidade com o professor e a orientação individual que o Monitor recebe quanto aos conteúdos e às atividades pedagógicas referentes à Monitoria são alguns deles. Fora isso, amplia a percepção do processo de aprendizagem e de ensino. A experiência permite ainda a constante troca de experiência com os colegas que demandam seu apoio quanto à assimilação dos conhecimentos, amplia a reflexão sobre as dificuldades do processo, faz a revisão dos conteúdos, pode explorar os conteúdos em pequenos grupos e com materiais diversificados sob a orientação do professor. Faz em conjunto com o professor a correção das atividades proposta para a Monitoria e também discute os principais problemas no processo. Além disso tudo, ainda amplia o repertório acadêmico em virtude de atuar como auxiliar do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que é aluno, colocando-se no lugar do outro e vendo a dificuldade ou a dúvida do ponto de vista do estudante. Os ganhos pessoais são a valorização do conhecimento na trajetória do curso, a oportunidade de ter uma relação mais direta e frequente com o professor, o respeito dos colegas, a formação de grupos de estudo e de redes de apoio social. Acrescenta-se ainda se tornar uma referência naquela disciplina ou em um dado conteúdo. As trocas afetivas e o estímulo constante ao estudo, além da interação com os alunos são outras grandes vantagens.
- O que exatamente faz um Monitor?
Ele promove o apoio ao processo ensino-aprendizagem desencadeado em sala pelos professores, fora da grade horária estabelecida, e o faz de maneira sistematizada com o acompanhamento do professor responsável. Acompanha as dificuldades, dirime dúvidas, auxilia na realização de atividades e, além disso, presta orientação e esclarecimentos sobre conteúdos teóricos ou práticos da disciplina aos alunos do curso, nos horários pré-estabelecidos para os estudantes. Por meio da articulação alunos-professor, apresenta sugestões que possam contribuir pela melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina, relatando dúvidas e dificuldades dos colegas, ajuda o professor na divulgação do material e nos recursos didáticos empregados em sala de aula e pode também dar apoio às aulas de laboratório ou aulas práticas, em virtude do planejamento conjunto direcionado à Monitoria.
- Estes alunos fazem algum relatório para a Coordenação ou para o Professor responsável?
Sim, eles fazem uma avaliação da Monitoria com relação ao seu desempenho e ao acompanhamento feito pelo professor. Ainda há o cômputo das horas e o registro das atividades, por encontro, com os alunos inscritos na atividade. O relatório tem o objetivo de avaliar o processo e contribuir efetivamente para o aprimoramento do Programa e do aluno.
Mais informações: (61) 3445 5767 / ana.polonia@unieuro.com.br