3 de julho de 2013, 18:21 - Por Clidenor Neto

Professor do UNIEURO publica artigos em revistas de Fisioterapia

send_binary (19)O professor do Curso de Fisioterapia do Unieuro, Hudson Azevedo, publicou artigos em duas revistas com ampla referência na área, a Fisioterapia & Movimento e a Fisioterapia & Pesquisa Vol. 20; na primeira, publicou sobre o tema “Equilíbrio em pacientes diabéticos por meio do sistema F_SCAN e da Escala de Equilíbrio de Ber”; já na segunda, abordou Efeitos da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva na Estabilidade Postural e Risco de Quedas em Pacientes com Sequelas de Acidente Vascular Encefálico. Os dois estudos publicados tratam da avaliação desse risco; no primeiro caso, em sujeitos idosos com diabetes mellitus, por meio de um instrumento de pesquisa (plataforma de pressão) e um teste funcional que pode facilmente ser empregado como rotina nos consultórios.

Sobre o primeiro artigo, o professor afirma que a queda da própria altura é um problema de saúde pública, sobretudo na população idosa e naqueles que apresentam limitações físicas por doenças neurológicas, como é o caso da sequela de acidente vascular encefálico (AVE). O segundo trata da intervenção fisioterapêutica em sujeito com sequela de AVE, em que o atendimento foi eficaz para gerar alterações estruturais no corpo do indivíduo e, diga-se de passagem, nesse estudo todos tinham mais de seis meses de lesão, mas houve melhora dos pacientes.

Para o professor Hudson, a era do “estica e puxa” já se foi há muito tempo. “Os dois estudos são importantes para mostrar aos nossos alunos a importância de uma boa avaliação usando instrumentos validados e práticos que são tão eficazes quanto os laboratoriais, além do exercício realizado pelo próprio paciente, na dose certa para gerar as alterações necessárias para o desenvolvimento de uma função”, definiu o professor.