3 de julho de 2013, 18:19 - Por Clidenor Neto

II Colóquio do Curso de Letras do UNIEURO realizado com sucesso

send_binary (17)Em 21 de Maio de 2013, foi realizado com sucesso o II Colóquio Curso de Letras do Uniero, projeto que visa à difusão de trabalhos de iniciação científica dos docentes e discentes do Curso de Letras do Centro Universitário Unieuro bem como de pesquisadores externos.

O evento foi organizado pela Profa. M.Sc. Barbara S. B. Bomfim (Inglês) juntamente com os professores de Letras e pelos alunos do 6º semestre que estão realizando seus Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC).

Quatro docentes participaram como debatedores – A Coordenadora do Curso de Letras do Uniuero, Profa. M.Sc. Maria Cristina Scalia (Literatura), Profa. M.Sc. Maria Inês de Brito Ataíde (Metodologia Científica), Professora M.Sc. Lara Sanches (Pedagogia) e Prof. Esp. Antônio Cabral (Espanhol). Alunos de Letras, Direito e Educação Física participaram do evento como ouvintes.

O colóquio consistiu em posteres e comunicações orais sobre estudos nas áreas de linguagens e códigoss, literatura e políticas educacionais. Dois dos estudos apresentados pelos alunos tratam de análise literária: “A Fraternidade em As Cronicas de Narnia de Aline Rodrigues de Oliveira; e “Lincoln, do livro ao cinema: uma análise de adaptação literária tomada por Steven Spielberg” de Aline Barbosa Suares. Ao que diz respeito ensino-aprendizagem de línguas, Jéssica Aragão Ponte e Marta Janete de Queiroz Cruz apresentaram uma pesquisa de campo intitulado “Alfabetização de Jovens e Adultos na Percepção de Alunos e Professores nos Estados de Goiás e Distrito Federal; e Daniela Costa e Marinalva Felix apresentaram um estudo descritivo, “A Gramatica Normativa e Os Usos da Língua Portuguesa”.

O egresso e atualmente professor da UNB Idiomas, Patrick Ramon Gomes Oliveira apresentou um estudo defendido em 2012 intitulado “A Needle in A Coal Mine: Estratégias de Aprendizagem de Expressões Idiomáticas de Alunos de Língua Inglesa”. Trata-se de um estudo detalhado que discorre sobre o papel do léxico nos diferentes abordagens de ensino de línguas estrangeiras e as estratégias que o aprendiz adota para a aprendizagem desse. Para tanto, o autor aplicou o testeStrategy Inventory for Language Learning (SILL) de Rebecca Oxford (1990).

Por final, Profa. Lara Sanches apresentou parte do seu tese de doutorado, “O Estado Brasileiro e a Oferta da Educação Básica”, um estudo que acompanha e analisa as mudanças nas póliticas públicas de educação básica no Brasil.

Segundo os ouvintes, o evento foi proveitoso no sentido de esclarecer dúvidas quanto à metodologia cientifica e também serviu como estimulo para gerar algumas ideias para outras pesquisas. Profa. Maria Cristina Scalia parabenizou os alunos pelo coragem em expor seus estudos ainda em andamento. Profa. Ma. Inês Ataíde por sua vez, apontou a qualidade dos estudos e estes podem muito bem ser explorados para cursos de pós-graduação.