30 de março de 2017, 17:53 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Mestrado em Direitos Humanos promove aula inaugural

_dsc5233Na quarta, 29 de março, o curso de Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Violência promoveu mesa redonda para debater aspectos distintos, mas todos inclusos no enfoque “Estado, Política e Defesa Nacional”.  O encontro contou também com alunos da  Graduação e de professores do Unieuro.

Das palestras apresentadas, os destaques foram:   “Os 25 anos da ABACC – Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de materiais nucleares”; “Segurança Nacional e Gamificação no Treinamento Militar das Forças Armadas: o caso AZUVER (Exercício Integrado de Guerra Simulada)”; e “Relações do Cone Sul via Eixo Brasil-Argentina: uma perspectiva política e de segurança”. Entre os debatedores estava o Professor Dr. Carlos Federico  Àvila, do Unieuro.

_dsc5319De acordo com a Coordenadora do Mestrado, Professora Dra. Lídia Xavier, a aula inaugural tem a finalidade de divulgar o conhecimento produzido no ambiente do curso e fora dele. Outro resultado é  a natural aproximação entre os alunos da Graduação e do Mestrado e também de colaboradores e parceiros acadêmicos que acrescentam muito aos temas trabalhados em conjunto. “Cada tema definido para as aulas inaugurais está vinculado a uma das três linhas de pesquisa do curso. No caso dessa aula, foi ‘Violência e Segurança’ e as palestras enfatizaram questões relacionadas à segurança nacional”, detalhou. Para ela, nesse evento foi possível demostrar, mesmo que parcialmente, o que é ou pode vir a ser produzido na linha de pesquisa escolhida. “Pode-se falar de segurança em suas mais diversas formas e se observamos o cenário internacional, é fácil notar que o mundo está muito inseguro. Trouxemos para a aula  o que o Brasil tem feito como Estado para a segurança de seu território e de seus habitantes”.

Orientações aos Mestrandos

_dsc5307Na quinta,30 de março, novo encontro com os mestrandos, dessa vez, para passar algumas orientações e apresentar a plataforma “Sucupira e Currículo Lattes/Capes e o Comitê de Ética em Pesquisa,  do Unieuro”. O comitê é formado por professores do Mestrado e dos outros cursos da instituição e coordenado pela Professora Flávia Perassa.  “Somos uma das poucas Ies  em Brasília que tem um comitê. para avaliar as propostas de pesquisa produzidas aqui e em outras instituições e verificar se estão sendo conduzidas por princípios éticos”, explica ela.

_dsc5219

_dsc5234