3 de julho de 2013, 18:09 - Por Clidenor Neto

UniEuro recebe escritor português para lançamento de livro

send_binary (6)A editora Thesaurus lançou na última quarta-feira (15), na unidade Asa Sul do UniEuro, o livro Não Conto, do escritor angolano, radicado em Portugal, Sérgio Almeida. No centro das narrativas desta obra encontramos seres que, a dada altura das suas vidas, são confrontados com ocorrências que, ora absurdas ora simplesmente parvas, fazem ruir o edifício das convenções laboriosamente construídas durante anos.

Se em “Viver para matá-la” uma dona de casa feliz se atreve pela primeira vez a pensar no sentido da vida, espoletando com esse ato consequências desastrosas, na curta história “Naufragar é preciso” acompanhamos os últimos instantes de um náufrago, apostado em manter a inexistente dignidade até ao fim.

Do drama de um revisor de comboios que, à força de observar milhares de passageiros diários, se esquece dos contornos do próprio rosto, às memórias do célebre ditador A. H. narradas pelo seu bigode de estimação, “Não-conto” é uma jornada sem retorno assegurado pelos meandros imprevisíveis mas sempre fascinantes da psique humana.

Ociosas, instáveis ou megalômanas, às personagens aqui reunidas não falta nenhum dos pecados capitais, com excepção do maior de todos: a normalidade.

Sérgio Almeida nasceu em Angola (Luanda) em 1975. Vive em Portugal, nos arredores do Porto, desde os 4 anos. Licenciado em Comunicação Social, é jornalista desde os 18 anos. Ligado, desde essa altura, à imprensa escrita, tem acumulado também experiências noutros meios, como a rádio e televisão.

Paralelamente à sua atividade profissional, é promotor cultural, com a responsabilidade da organização de colóquios e simpósios sobre arte e literatura.

É autor dos livros Análise Epistemológica da Treta (contos), Armai-vos uns aos outros (novelas), Como ficar louco e gostar disso (poemas), Ob-dejectos (prosa poética) e O elefante que não sabia voar (infanto-juvenil). Coordenou o volume Poesia traduzida de Luiza Neto Jorge.

É membro fundador do coletivo de poesia e performance Sindicato do Credo.Este é o primeiro livro dele lançado no Brasil, graças à editora cult, Thesaurus Editora.