Veja como funciona o Núcleo de Apoio ao Discente do Unieuro
O Centro Universitário Unieuro oferece atendimento psicopedagógico aos estudantes de suas três unidades, Asa Sul, Asa Norte e Águas Claras. Atualmente, quem realiza os atendimentos são os Profº. Msc. Alfredo Lacerda que é psicopedagogo e a Profª. Drª. Ana da Costa Polonia, psicóloga.
Confira a entrevista com a professora Ana Polônia e fique informado.
■ Ascom: Como funciona o atendimento em apoio ao discente?
► Professora Ana Polonia: O aluno pode demandar o atendimento psicopedagógico por meio de vários canais: diretamente no NAP (Asa Sul), por meio dos coordenadores de curso e seus professores.
Ele procura o NAP/NADD e agenda com o secretário Maikell ou Ana Francinet (Asa Sul), ou ainda faz a demanda e deixa o nome, telefone, whatsapp ou e-mail, CPD e disponibilidade de horários, com os secretários em Águas Claras ou na Asa Norte. E os profissionais fazem o contato para o agendamento.
No caso dos coordenadores de curso, o contato é direto com os profissionais, encaminhando o aluno em função de dificuldades relatadas que interferem no processo de aprendizagem ou mesmo de interação com grupo.
E por fim, os professores identificam o problema e o orientam os alunos a procurarem o atendimento, ao observar dificuldades de interação, cognitivas, afetivas, motoras ou com algum tipo de necessidade especial.
■ Ascom: Quais dias e horários acontecem os atendimentos?
► Professora Ana Polonia:
- Asa Sul: 2ª a 5ª feira, das 13h30 às 17h05
- Águas Claras: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feira, das 13h30 às 17h25
- Asa Norte: Funciona em horário especial, de acordo com as demandas dos alunos.
O atendimento psicopedagógico é feito individualmente, com horário pré-agendado, nas unidades da IES. A duração é de 50 minutos a uma hora, e acontece uma vez por semana. Ressalta-se que depende da agenda e horário disponível dos profissionais.
■ Ascom: Este atendimento é feito no NAP? Ou tem uma sigla com outro nome?
► Professora Ana Polonia: Vai ocorrer a unificação do núcleo com o nome NADD (Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente), contudo o atendimento psicopedagógico é uma das atividades desenvolvidas pelo núcleo. Há salas especiais para o atendimento nas unidades para preservar o sigilo e ser um ambiente confortável e agradável.
■ Ascom: Estudantes de outras unidades podem ser atendidos aqui na Asa Sul ou o atendimento é realizado nas demais unidades também?
► Professora Ana Polonia: O aluno pode escolher onde fica mais fácil seu deslocamento, mas o profissional atende em cada unidade. O aluno não precisa se deslocar, a não ser que ele considere que seja mais adequado.
■ Ascom: Tem outros professores que participam deste atendimento?
► Professora Ana Polonia: Atualmente, há dois profissionais:
Profa. Dra.Ana da Costa Polonia (Psicóloga) e o Prof. Mestre Alfredo Lacerda de Almeida (Pedagogo)
■ Ascom: Quais são os casos mais frequentes, o que os alunos procuram?
► Professora Ana Polonia: As demandas são variadas desde organização e tempo para os estudos, problemas de natureza psicológica, dificuldades de relacionamento, estresse, transição do ensino médio para o superior, problemas de aprendizagem, além do atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais.
■ Ascom: O que é importante e deve ser priorizado neste atendimento?
► Professora Ana Polonia: Prioriza-se o bem-estar psicológico do aluno, seu processo de aprendizagem e a sua inclusão no espaço acadêmico.
■ Ascom: Como o aluno deve proceder pra ser atendido?
Professora Ana Polonia: Entrar em contato pelo telefone 61-3445-5767 (NAP- Asa Sul), ou ainda pelo e-mail:
Prof. Alfredo Lacerda (alfredo@unieuro.com.br)
Profa. Ana (ana.polonia@unieuro.com.br)