Jogos se tornam métodos de ensino em sala de aula
Professor Me. Kennedy Gomes de Alecrim propõe método que quando delineado de forma a dar sentido no conteúdo abordado, o jogo contribui para o interesse do aluno e o reposiciona do papel de ouvinte para o papel de protagonista
Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração participam de atividades de jogos, proposta pelo professor Kennedy Gomes Alecrim. Realizada nas unidades Asa Sul e Águas Claras, o objetivo foi mostrar a importância do método de ensino usado pelo professor que se destaca pela motivação e pelo desafio despertado nos aluno.
Segundo ele, “a capacidade de aprender possui relação com o nível de interesse de quem deve aprender e para isso o conteúdo deve possuir sentido para ele”. Esta é a premissa base das atividades de jogos realizadas pelo Professor Me. Kennedy Gomes de Alecrim. Para o professor, quando delineado de forma a dar sentido no conteúdo abordado, o jogo contribui para o interesse do aluno e o reposiciona do papel de ouvinte para o papel de protagonista (que é a base do conceito das metodologias ativas).
Segundo o professor Kennedy, os jogos favorecem a autocrítica do aluno ao mostrar suas limitações e seus talentos, além de possibilitar exercitar seu equilíbrio emocional, trabalhando com sentimentos de frustração e ansiedade, por exemplo. Esse contexto possibilita a melhora do desempenho acadêmico e social a partir de auto demanda, no decorrer dos conteúdos programáticos.
Na atividade registrada nas fotos, o professor Kennedy propôs, aos alunos dos cursos de administração e ciências contábeis, do primeiro semestre, um desafio intitulado “Jogando com o Destino”. Esse desafio, criado pelo professor, para os estudos sobre estruturas organizacionais, objetivou propor ao aluno que assumisse a condição de administrador de uma organização que deveria, ao mesmo tempo, atender às demandas de mercado, diminuir seus custos da folha de pagamento e lidar com imprevistos (como solicitações sindicais).
Segundo o professor “o aluno, motivado pelo desafio de ganhar do colega, mobiliza e dá sentido ao conjunto de informações trabalhadas durante todo o semestre, para auxiliar na tomada das decisões, de forma natural. Posteriormente, utilizando a memória afetiva desse momento, o aluno terá melhores condições de uso desse conteúdo na vida prática bem como na aprovação em provas e concursos, ao passo que o conteúdo, retido desta forma, tenderá a permanecer retido na mente, talvez para sempre”.
O professor ressalta que um pensamento que lhe inspira nesse caminho e que sempre utiliza em suas palestras e oficinas sobre educação vêm de Piaget, ao afirmar que “Ninguém é movido a fazer algo se não houver um pouco de motivação que origina esforço para desenvolver determinada atividade intelectual. O interesse é um exemplo de como são selecionadas as atividades intelectuais. Esta seleção é provocada pela afetividade e não pelas atividades cognitivas. Portanto, faz-se necessário pensar em afeto como sentimentos, desejos, interesses, valores e todo tipo de emoção”.