Organizada pelos alunos, Jornada Empresarial inova na diversidade de temas
Em entrevista à ASCOM, o Coordenador do curso de Administração, Professor Carlos Antônio Dias, faz um balanço da Jornada Empresarial 2017, destaca o que marcou essa edição e avalia os resultados.
– Como foi a Jornada desse ano?
O propósito principal foi envolver os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Pública na escolha dos temas e dos palestrantes e todas as escolhas foram direcionadas para as áreas afins a esses cursos. Com certeza, atingimos o objetivo de abordar assuntos complementares à formação dos alunos.
– Teve algum diferencial em relação aos anos anteriores?
Sim, dessa vez, os palestrantes foram empresário, gerentes e profissionais de várias áreas correlatas ao mercado corporativo e muito bem conceituado em Brasília.
– Houve diversidade de temas, então?
Muita diversidade. Na Asa Norte, por exemplo, abordamos aspectos que têm a vae com o Terceiro Setor, como a nova revolução industrial, a captação de recursos, o marco regulatório, entre outros. Na Asa Sul, o enfoque foram as políticas públicas e a relação delas com a opinião da sociedade, a reforma trabalhista, E-social, marketing digital e educação financeira,. Por exemplo. E em Águas Claras, debatemos sobre fraudes, gestão empresarial, empreendedorismo, orientação de carreiras, planejamento estratégico, motivação e aspectos nas áreas mais dos negócio, propriamente.
– E a participação dos alunos?
Foi fundamental, principalmente, porque a Jornada foi preparada por eles, que compareceram em peso, mais de 90% de presença nas palestras. Ou seja, eles se responsabilizaram pela organização do evento e também apostaram no sucesso dele
– De toda a programação, o que foi mais importante?
Sem dúvida, a participação de parceiros do Unieuro, como o IEL, na Asa Norte, e o Conselho Regional de Administração nas três unidades.
– Das palestras, oficinas e aulas, o que mais se destacou?
Foi o envolvimento dos alunos com os palestrantes. Ocorreram vários debates que são fundamentais, decisivos mesmo para a formação deles.
– Sobre o mercado de trabalho, muita novidade?
Sim, sempre ocorrem mudanças. Esse foi um dos temas de mais repercussão em todas as unidades e sempre desperta a curiosidade dos que estão prestes a entrar na concorrência. O CRA explorou muito bem esse aspecto.
– No seu ponto de vista, o que foi mais relevante abordado pela Jornada?
A formação do aluno é sempre o mais importante e acho que conseguimos atingir esse objetivo. Quero expressar aqui meu agradecimento ao corpo dirigente do Unieuro, especialmente, o Reitor e o Pró-Reitor, além da Diretora da unidade Asa Norte, Professora Gilcea Santos, e ao Professor Kennedy Gomes. E parabenizo também os representantes de turmas que foram fundamentais para o sucesso da Jornada. Meu obrigado especial à representante Ana Paula Soledade, da Asa Norte, pelo empenho e pelo trabalho.