Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

5 de maio de 2017, 17:38 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Veja o que fazer para ser Monitor

Se você tem interesse em participar da Monitoria, confira as informações da Professora Dra Ana Polonia.-

  • Como funciona a Monitoria no Unieuro?

Funciona de acordo com as demandas dos alunos para os Coordenadores de cursos. Os estudantes solicitam disciplinas que acreditam poder ajudá-los a superar suas dificuldades. E os Coordenadores avaliam em função dos interesses e dos fluxos de alunos. Vale ressaltar que há dois tipos de monitoria –  a remunerada e a voluntária e nas duas computam-se horas complementares, sendo que a diferença é que na remunerada há uma bolsa (em dinheiro) pelo período de atividade.

  • A partir de qual semestre os estudantes podem participar?

A Monitoria é sempre ofertada a partir do segundo semestre do curso, já que um dos requisitos básicos e ter cursado a disciplina e ter obtido média mínima de 8,0.

  • E como participar ?

Há vários passos  para se inscrever no Programa de Monitoria. As condições iniciais envolvem a demanda dos alunos pela disciplina da monitoria e a oferta da Monitoria pelo professor responsável. E para ser Monitor,os requisitos são: ter cursado a disciplina para a qual se candidata; ter resultado mínimo de 8,0, na disciplina, quando da sua realização pelo aluno; procurar o professor da disciplina ofertada para a Monitoria; fazer a inscrição; realizar a prova de seleção para Monitor;  ser aprovado e classificado por nota, segundo as vagas oferecidas, isso  para o Monitor remunerado ou voluntário.

  • Quais os cursos que oferecem essa oportunidade?

Todos os cursos nas três unidades.

  • Quantos Monitores temos nas três unidades?

Até o  último semestre de 2016, eram 60 Monitores em atividade.

  • Vale como atividade complementar ou funciona como estágio?

_dsc5013A Monitoria não funciona como um estágio. Na verdade, essa experiência  é diferenciada e, há muitos ganhos, além das horas de atividade complementar. A ampliação do conhecimento na disciplina, a proximidade com o professor e a orientação individual que o Monitor recebe  quanto aos conteúdos e às atividades pedagógicas referentes à Monitoria são alguns deles.  Fora isso, amplia a percepção do processo de aprendizagem e de ensino. A experiência  permite ainda  a constante troca de experiência com os colegas que demandam seu apoio quanto à assimilação dos conhecimentos,  amplia a reflexão sobre as dificuldades  do processo, faz a revisão dos conteúdos, pode explorar os conteúdos em pequenos grupos e com materiais diversificados sob a orientação do professor. Faz em conjunto com o professor a correção das atividades proposta para a Monitoria e também discute os principais problemas no processo. Além disso tudo, ainda amplia o repertório acadêmico em virtude de atuar como auxiliar do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em  que é aluno, colocando-se no lugar do outro e vendo a dificuldade ou a dúvida do ponto de vista do estudante. Os ganhos pessoais são a valorização do conhecimento na trajetória do curso, a oportunidade de ter uma relação mais direta e frequente com o professor,  o respeito dos colegas, a formação de grupos de estudo e de redes de apoio social. Acrescenta-se ainda se tornar uma referência naquela disciplina ou em um dado conteúdo. As trocas afetivas e o estímulo constante ao estudo, além  da interação com os alunos são outras grandes vantagens.

  • O que exatamente faz um Monitor?

Ele promove o apoio ao processo ensino-aprendizagem desencadeado em sala pelos professores, fora da grade horária estabelecida, e o faz de maneira sistematizada com o acompanhamento do professor responsável. Acompanha as dificuldades, dirime dúvidas, auxilia na realização de atividades e, além disso, presta orientação e esclarecimentos sobre conteúdos teóricos ou práticos da disciplina aos alunos do curso, nos horários pré-estabelecidos para os estudantes. Por meio da articulação alunos-professor, apresenta sugestões que possam contribuir pela melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina, relatando dúvidas e dificuldades dos colegas, ajuda o professor na divulgação do material e nos recursos didáticos empregados em sala de aula e pode também dar apoio às aulas de laboratório ou aulas práticas, em virtude do planejamento conjunto direcionado à Monitoria.

  • Estes alunos fazem algum relatório para a Coordenação ou para o Professor responsável?

Sim, eles fazem uma avaliação da Monitoria com relação ao seu desempenho e ao acompanhamento  feito pelo professor. Ainda há o cômputo das horas e o registro das atividades, por encontro, com os alunos inscritos na atividade. O relatório tem o objetivo de avaliar o processo e contribuir efetivamente para o aprimoramento do Programa e do aluno.

Mais informações: (61) 3445 5767 / ana.polonia@unieuro.com.br

Professora Ana Paula Sabbag e o aluno monitor Jefferson Barbosa

Professora Ana Paula Sabbag e o aluno monitor Jefferson Barbosa

professores-e-monitores-de-odontologia

Monitores: Ataydes Dias Magalhães e Adenaldo Pereira dos Santos Filho. Professora responsável pela disciplina de Periodontia II, Elaine Bicalho M. Correia; Gisele Martinez e Vinicius Gaze.

Jheniffer Gambôa monitora de Genética Embriologia do curso de Fisioterapia e professor Hudson Moura. Unidade águas Claras

Jheniffer Gambôa monitora de Genética Embriologia do curso de Fisioterapia e professor Hudson Moura (Unidade Águas Claras)

Monitores Bruno Dourado e Ingrid Cristine Rodrigues com o time de vôlei.

Monitores Bruno Dourado e Ingrid Cristine Rodrigues com o time de futsal.