UNIEURO abre caminhos para a sustentabilidade
O Núcleo de Sustentabilidade Ambiental (NSA) do UNIEURO, criado em 2016, consolida a proposta de promover e manifestar a Sustentabilidade nas atividades acadêmicas e administrativas da instituição, conforme preconizam a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei no 9.795 -1999) e as diretrizes para o desenvolvimento nacional sustentável (Decreto 7.446 – 2012) atendendo requisitos do MEC.
O Núcleo é coordenado pela bióloga e Mestra em Ecologia, Juliana Leoni, e dará início à mobilização da comunidade em prol de questões ambientais. “Temos como objetivo principal promover e acompanhar o processo de inserção da Educação Ambiental e da Sustentabilidade no projeto geral da instituição, nas ações específicas dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nos articulando com a realidade, com os compromissos sociambientais do Unieuro e com as ações concretas que realiza.”
A primeira atividade será a implementação do gerenciamento ambiental de recursos naturais consumidos e dos resíduos sólidos gerados nas dependências da instituição. Isso inclui o incentivo a uma mudança de mentalidade em relação ao uso da água e da energia elétrica- além da correta destinação final dos resíduos sólidos produzidos nas unidades. A meta é proporcionar a estrutura física, a logística apropriada e fomentar campanhas educativas. O “lixo” gerado nos setores também será corretamente separado e destinado à reciclagem – e somente os rejeitos – que não têm possibilidade ou viabilidade em ser reciclado – serão destinados aos aterros.
A bióloga afirma: “Os desafios que temos, como a problemática do “lixo, a crise hídrica, a poluição e contaminação do solo, da água e de alimentos, as mudanças climáticas, são complexos e interconectados. Não temos apenas uma crise econômica, ou ética, ou ambiental, ou de pobreza, ou financeira – elas são interrelacionadas e precisam de soluções correspondentes. Esses temas perpassam o cotidiano de todos nós, além de possuir relação direta e indireta às distintas atuações profissionais. Desses temas trata a Educação Ambiental, daí seu caráter interdisciplinar e sua relevância”. Alunos, funcionários e professores já podem participar da rápida enquete online sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Clique no link para contribuir com sua opinião: goo.gl/hdXDjy