Tribunal do Júri simula audiências e julgamentos com alunos de Direito
O Júri Simulado é organizado pelo curso de Direito e pela Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Oferece aos alunos do 7º semestre em diante a vivência de aplicar a teoria acumulada em semestres anteriores, como a elaboração de petições inciais e incidentais e de recursos do Processo Penal. O estágio simulado penal é coordenado pelos professores Ernany Bonfim Filho e Marcelo Silva Calvet, ambos professores da disciplina Prática Simulada Penal e também responsáveis pelos NPJs das unidades Águas Claras e Asa Sul, respectivamente. ‘É importante porque prepara o aluno para o mercado de trabalho. O Júri Simulado dá a base aos alunos que no semestre seguinte farão a disciplina de Prática Real, participando de audiências e julgamentos reais nos fóruns de Brasília, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras”, acrescenta Ernany Filho.
Ele também explica que o estágio simulado estimula outras competências para quem vai exercer a advocacia. “Treina a oratória, a desinibição e o domínio sobre o tema a ser posto em julgamento”. Com a supervisão dos professores, o julgamento é encenado inteiramente pelos alunos que atuam como juízes, promotores, defensores, réus, vítimas e testemunhas. O conselho de sentença é formado por pessoas sorteadas e convidadas da comunidade. A finalidade é dar a maior isenção à votação e também atingir um dos fundamentos do tribunal popular, que é o julgamento por leigos.
Ao final do primeiro bimestre, todos os alunos de todas as unidades obrigatoriamente cumprem o estágio no Júri Simulado. Outra atividade que complementa essa etapa é que, até o fim do semestre, os alunos fazem visitas técnicas a instituições, como a Advocacia-Geral da União, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.