3 de abril de 2017, 17:17 - Por Cristina Martins

Nossos destaques: quatro cursos com IGCs 4 e 5

Administração, Ciências Contábeis, Direito e Gastronomia foram os maiores destaques na avaliação do MEC. Ciências Contábeis recebeu nota 5, conceituado agora como o melhor curso das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste,  e o único do Distrito Federal com a nota máxima. No ranking nacional, o curso ficou na sétima colocação. Os outros três cursos levaram nota 4, e desses, o de Gastronomia foi considerado o melhor do DF em razão de ter sido muito bem avaliado pelo CPC contínuo. Ou seja, recebeu nota alta em avaliações anuais e consecutivas pelo índice CPC, um dos parâmetros para compor a nota geral (ver abaixo). Pelo IGC (Índice Geral de Cursos), o Unieuro, pelo segundo ano seguido, mereceu nota 4, na escala de 1 a 5. Isso põe a instituição como o segundo melhor centro universitário da região Centro-Oeste, acima, inclusive,  de instituições bem tradicionais.

Posição geral – O Grupo CEUMA se destacou pelo terceiro ano seguido. Na avaliação divulgada no início de março, no cômputo geral, todos os cursos de todas as IES da rede mereceram nota geral de 3 a 5. Isso vale não só para os campus do Maranhão, mas, também para as IES do Pará (Famaz) e do Distrito Federal (Unieuro). Apenas o CEUPI, no Piauí, não pôde ser avaliado porque o MEC ainda não realizou o ENADE para a área de Engenharia, especialidade da instituição

Entendendo a nota – O MEC formula sua avaliação com base em conceitos e notas e considera três parâmetros principais: IGC, CPC e ENADE. O IGC (Índice Gerald e Cursos)  analisa  as instituições em si e considera, entre outros indicadores, a média ponderada do CPC e a média dos conceitos dados pela CAPES na avaliação trienal mais recente. O CPC (Conceito Preliminar de Curso) é o indicador de qualidade de cada curso, especificamente, e é calculado no ano seguinte ao Enade de cada área. Considera esse Exame, mais a capacitação dos professores, o padrão da infraestrutura, os recursos didáticos, tecnologias, equipamentos e outros itens. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) avalia o aprendizado dos alunos, que, por sua vez, avaliam a capacitação dos docentes, a estrutura, as ferramentas didáticas e o projeto pedagógico do curso. É feito anualmente agrupando os cursos por áreas de conhecimento (Saúde, Humanas, Exatas etc).