Curso de Letras vai a escolas públicas pesquisar compreensão textual
Foi na sexta, 7 de abril, a primeira visita do ano feita pelo curso de Letras a escolas públicas do DF. O Grupo de Pesquisa em Linguagem, Arte e Cultura, o GPLAC, começou a coletar dados sobre ensino e aprendizagem nos ensinos fundamental e médio para a pesquisa que vai embasar novas estratégias de compreensão leitora na sala de aula..
O estudo deve propor alternativas para formar alunos-leitores e também capacitar melhor os professores nessa área. Muitos deles têm deficiência no quesito compreensão cognitiva e metacognitiva de textos. Na visita ao C.E.F Athos Bulcão, eles próprios reconheceram a dificuldade de trabalhar esses conteúdos e a necessidade urgente de qualificação continuada e específica, tanto os que lecionam Línguas e disciplinas correlatas, quantos os de outras matérias. Na opinião dos professores, isso explicaria, em parte, o pífio desempenho dos estudantes brasileiros em exames como o ENEM e o ENADE.
O GPLAC vai apresentar os primeiros resultados desse estudo na unidade Asa Norte, no dia 4 de maio, quando também vai promover a oficina de criação Mapas Conceituais como Estratégia Metacognitiva de Compreensão Leitora. Para saber mais sobre o GPLAC, acesse o Diretório CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9033146410681406