8 de fevereiro de 2017, 14:23 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Semana Pedagógica reúne professores para refletir sobre o papel de educar

Com o tema “Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior” começou a Semana Pedagógica Unieuro 2017. A abertura aconteceu na Unidade Asa Sul, na Biblioteca Hilson Bona, na segunda, 6 de fevereiro, às 19h. Participaram Coordenadores dos cursos e professores da instituição.

As boas-vindas aos docentes contou com as presenças do reitor, Prof. Dr.Edson Luiz Zangrando Figueira,  e do Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Arlindo Abreu de Castro Filho. Compondo a mesa, a palestrante da noite, Prof. Dra. Rosa Malena Delbone, da Faculdade de Medicina da UFMG.

Após saudar o corpo docente, o Pró-Reitor falou dos processos de avaliação, das metodologias e da capacitação dos professores. “Melhorando a qualidade do corpo docente, melhoramos a qualidade do ensino para os alunos e isso é um reflexo do trabalho que desempenhamos”, frisou.

Por meio de experiências exitosas, o Reitor Edson Luiz Zangrando Figueira deu destaque à capacitação dos novos docentes e enalteceu o trabalho dos professores da instituição. “Vocês fazem parte deste processo na construção do conhecimento”. Acerca da nota de avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), o Reitor frisou que esse desempenho será mantido, garantindo a nota 4. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.

Em sua apresentação, a palestrante da noite, Prof. Dra. Rosa Malena Delbone, questionou o papel e as competências do professor e propôs um debate sobre os conceitos de metodologia tradicional e metodologia ativa, momento em que coordenadores e professores falaram das suas experiências. Segundo ela, o papel do educador está muito além da sala de aula. “Nós temos múltiplos papéis, somos facilitadores do aprendizado, somos tutores, mentores. São vários atributos que fazem parte do papel do professor. Somos multitarefa”.

O objetivo da Semana Pedagógica foi fazer a coleta de sugestões para implantação de melhorias para o ano letivo de 2017. Coordenadores de cursos participaram de reuniões e apresentaram resultados de avaliações institucionais, entre outras atividades. Ao final da palestra, foi oferecido um coffeebreak  aos participantes.