Professores do Unieuro participam da análise do Manual de Orientação Nutricional que será publicado pelo Ministério da Saúde
Com o tema: “Orientações para o Cuidado Nutricional Individual- Material de Apoio para Profissionais Nutricionistas”, o Centro Universitário Unieuro, unidade Asa Sul, sediou nesta terça-feira (22), a análise do “Manual de Orientação Nutricional Individualizado” que será publicado pelo Ministério da Saúde com previsão para o próximo ano e utilizado como embasamento teórico por profissionais que atuam no Sistema único de Saúde-SUS.
O tema é desenvolvido pela Coordenação Geral de Alimentação do Ministério da Saúde. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 1º Região (CRN-1) e tem como intuito analisar, sugerir, observar dados como linguagem, fazer adequações técnicas e discutir o Manual que contém seis capítulos, além de promover a construção coletiva acerca do tema, por meio de ampla participação e discussão do conteúdo junto aos profissionais.
O público alvo do encontro foram profissionais atuantes na área de nutrição clínica, saúde coletiva e docentes da área. Participaram da análise do Manual, a representante do CRN, coordenadora Técnica, Janaína Marques; representantes da Secretaria de Saúde do DF, Secretaria de Educação, pesquisadores e professores de outras Instituições de Ensino Superior.
O evento foi finalizado com a proposta de apresentar sugestões, propostas, criticas e melhorias antes de sua publicação, a análise também é realizada em outros estados do país. De acordo com a coordenadora Carolina Sasaki, participar deste grupo de profissionais “é relevante, pois este documento irá nortear os futuros profissionais que estão se formando e irão para o mercado de trabalho, assim, como, os que já atuam na área”.
Do Unieuro participaram a professora Raquel Adjafre, o professor Fernando Lamarca, a professora Daniela Dias e a coordenadora do curso de Nutrição, Carolina Amancio Louly Sasaki. Os profissionais classificaram o encontro como positivo, necessário e relevante.
Por Janara Rodrigues