19 de novembro de 2013, 18:13 - Por Clidenor Neto

Alunas de Design do UNIEURO são vencedoras do Concurso da ABD 2013

3 lugarNão é de hoje que alunos do Centro Universitário Unieuro saem mundo a fora manifestando seus talentos e a qualidade de ensino da instituição. Desta vez, as estudantes do Curso de Design de Interiores, Márcia Mendes Marcovicz e Valéria Mourão Dutervil, foram as responsáveis por uma grande conquista, que enche de orgulho a nossa capital federal. Coordenadas pela professora Milena Canabrava e Souza de Lannoy, elas foram classificadas em primeiro e terceiro lugar, no 17º Concurso da Associação Brasileira de Desingners de Interiores (ABD) realizado em São Paulo. A premiação reúne alunos de todo o Brasil, regularmente matriculados nos cursos de Design de Interiores de escolas e faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o Projeto Emporium Santa Cesta, Márcia Marcovicz, quis oferecer ao público “algo a mais”, trazendo para um ambiente diferenciado, uma clientela assídua, e lucros garantidos ao proprietário. A ousadia e criatividade, surpreendeu os jurados do concurso, que concederam a Márcia, o primeiro lugar do Brasil. Para ela, o principal diferencial do Projeto Santa Cesta se deu pelas escolhas, todas realizadas buscando um novo estilo, e sua marca com Designer. “Os materiais e as formas foram escolhidos buscando beleza e novidade unidas à  funcionalidade. A importância dada ao mote comercial, “atrair clientes”, foi altamente considerada em todas as fases do projeto. Para que servirá um belo projeto se não trouxer as pessoas que passam  para dentro da loja?”, indaga Márcia, ao justificar seu trabalho.

Garantindo o terceiro lugar entre os mais de quinhentos participantes que tentaram chegar a fase final do concurso, a aluna Valéria Dutervil chamou a atenção tanto pelo conceito, que teve como inspiração alguns elementos utilizados pelo arquiteto Jean Nouvel, como na concepção em seu Projeto Meca Emporium. “Buscou-se a otimização do espaço, que é bem resolvido no projeto, contando com diferentes ambientes para atender as funções de exposição dos produtos, adega, espaço para degustação, setor de frios e aperitivos, vitrines, escritório e serviços gerais”, descreve Valéria, se sentindo reconhecida, por todo o esforço realizado pelo grupo.

Para as alunas vencedoras do Brasil, o resultado final do concurso é resultado de um grande trabalho de equipe realizado por alunos, professores e toda a turma.

“Durante o processo todos se ajudaram mutuamente, trazendo pesquisas, complementando talentos, trocando informações, suprindo carências, enfim, dando todo apoio para uma equipe vencedora, independente de quem pudesse levar o  prêmio. O maior prêmio que recebemos foi a convivência durante todo esse processo. Novos Talentos somos todos nós!”, comemora Márcia.

A presidente da ABD, Renata Amaral ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados no concurso. “Os projetos enviados estão melhores a cada ano, dando-nos a certeza que existem muitos talentos a serem descobertos. Parabéns aos ganhadores e obrigada a todos que participaram”, agradeceu Renata.

Classificação:

Emporium Gourmet