Barbarella volta ao Arte na Praça desta quarta-feira na Asa Sul
As histórias e lendas do Distrito Federal, transformadas em rock ao longo dos anos, foram parar nos cinemas de todo o Brasil e em vários países. Mas o que muita gente não sabe é que, além destas histórias, existe bem mais. A Banda Barbarella é a atração desta quarta-feira (18) às 20h30, no Arte na Praça, que será realizado na unidade Asa Sul do UNIEURO. Completando 15 anos de estrada, eles agora estão de volta com mais vigor para ressaltar a importância das cidades satélites na projeção do rock brasiliense.
Quando em 1990, o guitarrista e vocalista Robson Gomes fundava a primeira guitar-band do Distrito Federal, Bloody Couds; ele inda não imaginava se juntar com Alessandro Barros (bateria), Bob Vanderley (contrabaixo e vocal) e Sérgio Passos (guitarra e órgão) para formar o Barbarella. Robson, que já fez parte do Lupercais, cultuada banda da cena underground dos anos 90, deixou de compor em inglês para fazer músicas que ilustram a noite, o dia, os problemas e os prazeres nas noites suburbanas.
Com um rock alternativo dançante, influenciados pelas bandas de garagem do final dos anos 60 e da black music setentista, o Barbarella distorce o samba-rock, injetando psicodelia e acidez em grooves pesados com guitarras viajantes. Um Power Pop de primeira com refrões e letras ritmadas.
Nas letras das músicas, fatos do cotidiano, do folclore brasiliense e seus conflitos existenciais. Personagens históricos e lendas urbanas que se tornam figuras arquetípicas de conduta moral na formação de uma identidade tão questionada do DF. “A chacina de trabalhadores em empreiteira na época da construção de Brasília, o caso Mário Eugênio, a truculência da GEB, a origem das cidades satélites e seu cotidiano são fatos assimilados pelo imaginário popular, criando modelos de regras e dinâmicas sociais”, descreve Robson Gomes.
A banda, que tem o seu nome inspirado na sensual musa dos quadrinhos da década de sessenta, já tocou em relevantes festivais da região e volta, após um hiato de 3 anos, direto para o Arte na Praça. “O público do UNIEURO pode esperar um rock vanguardista do quarteto Barbarella que, com uma mistura de black music nacional dos anos 70, vamos fazer um rock alternativo consistente e moderno, antenado com o que há de mais novo lá fora e aqui” promete o músico.
Para participar do Projeto Arte na Praça, envie um email com seus contatos e o release sobre o que você quer apresentar (música, dança, teatro, artes plásticas, graffite) para o endereço: artenapraca@unieuro.com.br. Além de alunos, professores e colaboradores, qualquer artista do Distrito Federal pode fazer a sua inscrição.
Serviço:
Arte na Praça Unieuro
Artista: Banda Barbarella
Onde: Centro Universitário Unieuro – Unidade Asa Sul
Quando: 18/9 – Quarta-feira
Horário: 20h30
Entrada franca