8 de agosto de 2013, 21:16 - Por Clidenor Neto

Banda The Barbiras agitou a volta do Arte na Praça em Águas Claras

Uma volta aos anos cinqüenta para trazer o envolvente ritmo do Rockabilly, deixou surpreso, o público da unidade Águas Claras do Centro Universitário Unieuro, com a empolgante volta do Arte na Praça! Os responsáveis pela festa foram os rapazes da banda The Barbiras, que transpiraram precisão e irreverência, mesclando em um belo show, grandes clássicos e músicas autorais. Frases como “é impossível não gostar disso”, e, “eles são muito bons”, resumiram a opinião de quem assistiu ao show.

Cientes de que as músicas apresentadas são extremamente contagiantes, eles adoram tocar em lugares inusitados, quebrando os paradigmas urbanos. A banda The Barbiras já mudou o dia de quem passava pela estação do metrô no Setor Comercial Sul, fazendo a alegria de quem voltava do trabalho naquele momento. No UNIEURO, a mesma euforia das canções bem trabalhadas, não deixou diferente a reação da platéia. “Mudamos a rotina dos estudantes. Inserimos algo a mais no dia deles. E estamos parcialmente acostumados com este público, mas nunca vimos ele tão concentrado assim. Um encontro de gerações quem não tem o mesmo gosto musical”, avaliou o baixista David Barbiras.

De acordo com os integrantes, a intenção da banda é ocupar os espaços da cidade de maneiras diferentes do que as pessoas costumam, que no caso de uma faculdade, quem não está preparado para ouvir, acaba curtindo o momento. “Agente tenta adaptar em nossas músicas a mesma intensidade das covers, justamente para a receptividade do público ser melhor. Tocar covers muito boas com música própria ser menos trabalhada, pode quebrar o ritmo da apresentação. Então aproximamos nossas músicas o máximo possível dos grandes clássicos”, ressalta o vocalista e guitarrista, Leonardo Barbiras.

A cena brasiliense, segundo David Barbiras, está passando por um ótimo momento de autogestão, onde os artistas estão produzindo seus próprios eventos, chamando o seu próprio público e construindo a cultura Distrito Federal, que não depende mais dos grandes circuitos.”Um bom exemplo, é agente fazer este show no UNIEURO. O Arte na Praça é importante não só para as bandas, mas também para o público em geral. É uma forma de contato diferente com a cena da cidade. O ambiente universitário é um lugar interessante, pois é onde ocorre a produção de conhecimento e também, a experimentação”, afirma.

Quem curtiu o agito do rockabilly em Águas Claras, pode conhecer melhor o grupo pelo Face Book, pesquisando: Banda The Barbiras. Para participar do Projeto Arte na Praça, envie um email com seus contatos e o release sobre o que você quer apresentar (música, dança, teatro, artes plásticas, graffite) para o endereço: artenapraca@unieuro.com.br. Além de alunos, professores e colaboradores, qualquer artista do Distrito Federal pode fazer a sua inscrição.